quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nova identidade visual da Nextel


Visando buscar novos mercados nessa praça de guerra que é a telefonia móvel no Brasil, a Nextelmodernizou a sua logomarca, lançou um novo slogan e recauchutou todo o design gráfico da empresa. Sem dúvidas, não poupou despesas.

Fazendo as vezes de pitaqueiro, confesso que gostei de tudo. O novo logo ficou mais leve (por que todo mundo diz que o logo ficou mais leve quando gosta de alguma mudança?) e o slogan é mais arrojado: ‘Seu mundo. Agora’. Não que o outro não fosse, mas acho que essas coisas têm um certo prazo de validade. O slogan antigo ‘Bem-vindo ao Clube já estava enchendo o saco. Talvez pela massificação das últimas campanhas, aquelas em que alguma celebridade caminhava em direção à câmera falando sobre a sua vida. 

Ainda assim, o apelo de clube rendeu bons frutos à marca. É sempre algo que cativa as pessoas. Quem não gosta de fazer parte de um clube? Dia desses estava vendo um documentário sobre o último voo do Concorde, e em determinado momento da sua fabricação, descobriram que estavam gastando tanto dinheiro desenvolvendo o avião que seria praticamente impossível ter lucro com os voos comerciais. Enquanto os concorrentes americanos cobravam "x" pela passagem, eles tinham que cobrar "10x" se quisessem lucrar alguma coisa. E o que fizeram? Criaram um clube. Era o "Clube Concorde". Se você fizesse parte desse clube, era alguém importante, que precisava voar duas vezes mais rápido que a velocidade do som. Sempre desconfie dos clubes.

Voltando a falar da Nextel, já repararam que sempre usam o laranja para mostrar algo moderno, contemporâneo? O Itaúcerta vez, nem assinou um de seus filmes publicitários, apenas tascou um alaranjado em tudo o que era take e pronto: somos cool, porque somos laranjas. Na faculdade me falaram que o alaranjado desperta um dispositivo no cérebro que provoca a vontade de comer, por isso muitos restaurantes usam e abusam da cor. Não sei se tal informação tem procedência, isso me parece mais com essas teorias que ouvimos por ai, onde determinada indústria multimilionária planta esses mitos para vender alguma porcaria com a mesma cor. De qualquer forma trata-se de uma boa cor, o alaranjado.

E antes que eu esqueça de finalizar meus comentários sobre a modernização da Nextel, o "x" destacado no logo também deve ter alguma razão especial - conexões, talvez. Conectando pessoas, essas coisas que a Nokia adora fazer de vez em quando.

Abaixo o filme criado pela agência Loducca para apresentar o novo posicionamento. O comercial, bem diferente dos padrões que estamos acostumados, tem como protagonista a própria rede social Nextel. O que é muito bom, devo dizer, não aguentava mais ouvir o Neymar caminhando na praia em todo intervalo de um jogo de tênis.



Não é fama. Não é carreira. Não é dinheiro. Não é poder.


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